quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A UFC atualiza o indicador de desempenho de seus alunos (IRA)

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Webmaster   
Sex, 26 de Agosto de 2011 14:09
O Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), que vinha sendo utilizado como métrica para o desempenho acadêmico dos alunos de graduação da UFC, acaba de ser reformulado. O antigo IRA, que considerava o desempenho individual de cada aluno individualmente, foi substituído pelo IRA-Geral.

Os fatores que influenciam no cálculo do IRA-Geral são os mesmos do antigo IRA: nota, reprovações e trancamentos. No entanto, os valores de IRA de alunos de diferentes cursos foram normalizados. A normalização faz com que o IRA forneça uma referência comum a todos os estudantes de todos os cursos, ao mesmo tempo em que considera suas especificidades.

Com esta reformulação, um aluno com desempenho mediano em um curso terá IRA-Geral semelhante a um aluno com desempenho mediano de outro curso. A ordem de classificação dos alunos de um mesmo curso pelo IRA-Geral não foi alterada. Portanto, não houve alteração na concorrência por vagas em turmas durante a matrícula 2011.2, uma vez que as reservas de vagas são feitas por curso.

Este cálculo já era utilizado pela Pró-Reitoria de Graduação para circunstâncias onde se necessitava comparar os desempenhos de alunos entre cursos distintos, como nos Editais de Mudança de Curso. Com o IRA-Geral, os processos de avaliação de desempenho de alunos de cursos diferentes ficarão justificados e simplificados.

Veja anexo a Nota Técnica que detalha o cálculo do IRA-Geral.
acesse-  pro-reitoria de graduação ;

coordenação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário