quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Centro de Ciências Agrárias avalia o presente e planeja o futuro

01-Sep-2011
O Centro de Ciências Agrárias passou por uma avaliação externa, realizada pelo Instituto Educar, por solicitação da direção da unidade acadêmica. O processo gerou "oportunidade ímpar, não somente de avaliar o presente mas também traçar o direcionamento futuro do CCA", disse o Prof. Sebastião Medeiros Filho, atual Diretor do CCA.
Ele diz ter certeza que o diagnóstico produzido irá gerar, na comunidade, “motivação suficiente para provocar proveitosas discussões, capazes de nortear as futuras gerações”. O Centro de Ciências Agrárias tem desempenhado importante papel, pesquisando, inovando, interagindo com a comunidade e, acima de tudo, entregando à sociedade engenheiros agrônomos, engenheiros de pesca, engenheiros de alimentos, zootecnistas e economistas domésticos qualificados para atuar nos mais diferentes setores da economia.

O Instituto Educar seguiu três eixos em sua pesquisa: eficiência e qualidade do ensino de graduação; excelência da pós-graduação e da pesquisa e relações com os setores governamental e empresarial. As informações  foram obtidas com suporte em  diversas bases de dados, bem como  por meio de questionários aplicados e respondidos pela Internet (alunos de graduação, alunos de pós-graduação stricto sensu e docentes), questionários semiestruturados (chefes de departamento, coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação), além de uma entrevista com o atual Diretor do CCA.

RECOMENDAÇÕES
- O diagnóstico do Instituto Educar, decorrente da avaliação, enfeixou em quatro pontos centrais as ações a serem implementadas. A primeira delas diz respeito à procura dos alunos pelos cursos do CCA. Os baixos níveis dessa procura, com relação a outros cursos da UFC, estaria associada às atuais restrições do mercado de trabalho para os egressos, a alguns estrangulamentos no sequenciamento natural das disciplinas, o que provoca uma baixa taxa de conclusão, e a uma visão limitada da importância dos profissionais da área no processo de desenvolvimento da sociedade.

O segundo ponto a ser enfrentado é o projeto político-pedagógico dos diversos cursos. Não existe, nos cursos de graduação do CCA, um projeto político-pedagógico que, baseado na concepção oferecida pelas novas diretrizes curriculares, procure transcender a um simples encadeamento de disciplinas, avaliou o Instituo Educar.

Essa transcendência exige um conhecimento maior das potencialidades da área no processo de desenvolvimento do Estado, obtido com amparo em uma forte interação com os agentes institucionais externos, como também a definição de uma “identidade” para cada um dos cursos do CCA.

O terceiro ponto a ser enfatizado é o da cooperação acadêmica dentro da UFC no que se refere à oferta das disciplinas de graduação, devendo existir um formato de mão dupla, que envolva tanto os solicitantes quanto os que ofertam disciplinas para os cursos.

O quarto ponto é o da maior inserção dos egressos no mercado de trabalho, o que implica maior conhecimento do Centro de Ciências Agrárias sobre a realidade atual da área de agrárias no mundo do trabalho, nas instituições promotoras e implementadoras das políticas públicas.

ESPECÍFICIDADES - Além das recomendações gerais, o diagnóstico do Instituto Educar recomenda ações específicas para cada curso do Centro. Para o de Agronomia, por exemplo, sugere fortalecer as peculiaridades e a ambiência da agricultura irrigada e da agricultura familiar.

Para o de Economia Doméstica, propõe uma reestruturação radical, tendo como novos focos os programas sociais do Governo Federal, tanto em ambiente rural como urbano, em especial os projetos incluídos no Programa de Agricultura Familiar, procurando fortalecer a ação extensionista.

Propõe uma nova ambiência para os cursos de graduação em Engenharia de Pesca e de Oceanografia (do Labomar) e aconselha a integração dessas áreas, em torno de uma só estrutura acadêmica e administrativa. Para a graduação em Engenharia de Alimentos, tomando por base as diretrizes curriculares nacionais, recomenda redefinir a atual estrutura curricular.

Propõe, ainda, utilizar a estrutura de oferta dos cursos de graduação do Centro de Tecnologia para algumas disciplinas gerais de Engenharia, previstas como conteúdo curricular profissional. O curso deverá ser desenhado  com forte identidade em tecnologia de frutas tropicais, leite, carnes, pescados, panificação e massas. O novo rumo é convergente com a agroindústria em desenvolvimento no Ceará, complementa o diagnóstico.

Os avaliadores recomendam rever a estrutura curricular recém-definida para o curso de graduação em Zootecnia, à luz dos desafios postos para a pecuária cearense, dentro dos eixos da Agricultura Familiar e da Agricultura Irrigada, no contexto do agronegócio.
Acrescentam que a UFC deve estudar a possibilidade de criar um curso de graduação em Veterinária, com identidade direcionada para a produção pecuária de importância econômica para o Ceará. Os graduados em Zootecnia, se assim desejarem graduar-se também em Veterinária, poderiam fazê-lo com uma adaptação curricular na área de saúde animal, após uma complementação de estudos de, no máximo, dois anos adicionais.

A apresentação da Avaliação do Centro de Ciências Agrárias foi feita no auditório da Casa de José de Alencar, com a presença do Reitor Jesualdo Farias, professores, estudantes e servidores técnico-administrativos do CCA.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
fmls.

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